Quais são os tipos de sintomas podem aparecer com o câncer de pulmão?

Rate this post

Esta semana me encontrei, infelizmente, com vários casos de gente jovem diagnosticada com câncer de pulmão e é uma verdadeira pena que não se tenha detectado a tempo.
Preocupado com a situação, hoje eu deixarei informações sobre a sintomatologia da doença, os fatores de risco que podem desencadear esta patologia e a importância de recorrer ao seu médico assistente, no caso percebam alguma anomalia.
Os sintomas de câncer de pulmão podem ser diferentes dependendo de cada pessoa. Algumas pessoas sofrem de sintomas respiratórios específicos. No entanto, em outras, o câncer de pulmão pode ter se espalhado para outras partes do corpo (metástases) e provocar sintomas específicos, dependendo dos tecidos ou órgãos afetados.


Quais são os tipos de sintomas podem aparecer com o câncer de pulmão?



  1. tosse persistente ou que piora

  2. dor constante

  3. Perda de peso importante e sem causa especifica

  4. problemas para respirar

  5. bips ou chiado ao respirar

  6. tosse irritativa ou com sangue

  7. Voz rouca

  8. fadiga contínua

  9. Infecções respiratórias recorrentes

Quais são os fatores de risco do câncer de pulmão?


Tabagismo: O fumo do tabaco causa a maioria dos casos de câncer de pulmão. Embora não fumes, se está exposto ao fumo do tabaco, também corre risco de contrair esta doença. O tabaco de enrolar é tão nocivo que o resto de cigarros, embora exista o mito de que é mais natural e com menos aditivos, sinto dizer que não é verdade, e tem tantos ou mais aditivos do que qualquer marca comercial de cigarro.


Fumar Maconha: Ao contrário do que se acredita, fumar maconha, haxixe, ou seus derivados é igual ou mais prejudicial para os seus pulmões que o próprio tabaco. Primeiro porque aguantas mas o fumo nos pulmões e, segundo, porque das sopros mais profundas, além disso, muitos confundem este tipo de drogas, de tabaco de enrolar.


Poluição: A poluição atmosférica gerada por automóveis, barcos, aviões e indústria em geral aumentam, embora em menor proporção do que os anteriores factores, a probabilidade de se desenvolver câncer de pulmão.


Substâncias químicas: A exposição ao asbesto, arsênico, cromo, níquel, fuligem, alcatrão e outras substâncias pode causar câncer de pulmão. As pessoas que por seu trabalho estão em contato com este tipo de substâncias têm maior risco de ter câncer.


Radon: Este gás radioativo, gerado de forma natural na terra é um dos fatores de risco mais perigosos. Mais até do que as toxinas do tabaco. Encontra-Se geralmente nas minas.


Fatores genéticos: As pessoas em cujo histórico tenha antecedentes familiares de câncer de pulmão, têm sempre mais risco.


Maiores de 65 anos: A partir desta idade são diagnosticados a maior parte dos casos de câncer de pulmão.


Espero que depois de ler este post, tenha em conta os fatores que provocam o câncer, para tentar evitá-los, já que a prevenção é a melhor forma de lutar contra o câncer de pulmão.


Saudações!