Você sabia que as sementes de Chia são o alimento com mais conteúdo em omega 3?

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Este ano, quando fui visitar a minha família para o Uruguai, me surpreendeu um dos novos alimentos que havia incorporado o meu pai em sua dieta.


As sementes de “Chia”.Para tomá-las, introduzindo uma colher pequena de essas sementes em um copo com água e deixou-se repousar meia hora. Uma vez passado esse tempo, por arte de magia, as sementes quase tinham desaparecido, e a água tinha gelificado, quase ao ponto de solidificação.


Perguntado para que as levou, e me disse que se as recomendaram para diminuir os níveis de colesterol e para evitar a prisão de ventre. E, de facto, ao fim de um tempo de começar a tomá-las, havia melhorado consideravelmente a sua regularidade intestinal e, além disso, tinham diminuído os níveis de colesterol.


Ao ver que podiam ser uma opção natural e aparentemente eficaz para melhorar a saúde das pessoas, eu tenho documentado para falar destas peculiares sementes.


O consumo da Chia remonta à época pré-colombiana (antes da chegada de Cristóvão colombo), era um alimento básico das civilizações Maias e Astecas, juntamente com o milho, o amaranto e o pé de feijão branco (carnes).


Tanto os Maias como os Astecas utilizavam em diferentes preparações medicinais e nutricionais, bem como também na elaboração de pomadas cosméticos.


Era conhecido como “o alimento das caminhadas”, porque os guerreiros utilizavam como fonte de energia para as longas viagens. Os Maias ofereciam aos deuses destas sementes em sinal de agradecimento pelas colheitas.


A chia era tão importante para a cultura Mexicana que o nome Chiapas, estado ao sul do México, que significa “água de Chia”.


Agora, deixando de lado a história, sigo em frente com as propriedades da planta.


Propriedades das sementes de chia


As sementes de Chia são uma fonte rica em nutrientes de grande importância para a saúde. Entre eles, destacam-se; antioxidantes (flavonóides), proteínas (23%), aminoácidos, vitaminas( A,D,E,K,B) , minerais e fibras (30g por cada 100g). Esta última, a fibra, é a que lhe concede essa capacidade de gelificar a água e seu grande poder de saciedade.

planta da semillia de chia

http://www.semillasdechia.com/


Chia, o alimento com mais ômega-3


Lhes blog saber aos celíacos que não contém glúten, por isso é um alimento apto para o consumo.
As sementes de Chia são na actualidade, o alimento com maior teor de Ômega 3. Sete vezes mais que o salmão, que seria o segundo da lista.
Possuem um 33% de óleo, do qual o ácido alfa-linolênico (ômega 3) representa 62% e linoléico (ômega 6) em 20%.
O que esta semente ajude a diminuir os níveis de triglicerídeos (colesterol), se deve, em grande medida, este ácido graxo ômega 3.


Diferentes pesquisadores acreditam que o omega 3 seria mais eficaz para diminuir o número de mortes por ataques cardíacos, que as próprias estatinas, medicamentos utilizados para diminuir o colesterol no sangue.
Aparentemente o omega 3 também seria eficaz ;reduzir a pressão arterial, evitar derrames cerebrais, prevenir a osteoporose, prevenir a aterosclerose (endurecimento das artérias),diminuindo os sintomas da psoríase, prevenir certos tipos de cancro, como o cancro do colo do útero etc…
Como vêem, é um alimento digno de testar, a única desvantagem é que na Europa não é tão fácil de conseguir, ainda hoje, deve estar presente em muitas herboristerías.


Espero que tenham semelhante ao menos curioso, acho que é interessante e enriquecedor, ou ao menos para mim me parece, a descoberta de novos alimentos, experimentar novos sabores, provenientes de outras culturas e se nós gostamos, porque não, incorporá-las em nossa dieta.


Até a próxima!!