O Brasileirão 2021 é o torneio mais patrocinado por sites de apostas do mundo
Junho 7, 2021O Brasileirão voltou com tudo recentemente, e a nova temporada da Série A do torneio é o que apresenta mais sites de apostas como patrocinadores no planeta. Dos 20 clubes que disputam a elite do futebol nacional, 14 recebem algum apoio financeiro de plataformas de apostas esportivas. Com isso, o Campeonato Brasileiro se torna, dentre os principais torneios, a liga de futebol com mais patrocinadores desse setor, superando por uma boa margem algumas das outras principais competições da modalidade no mundo. Alguns exemplos são a Premier League, que conta com 10 clubes patrocinados por empresas do ramo dos palpites, e logo atrás a La Liga, com sete apoiadores do tipo.
Esses números apontam o interesse e a grande capacidade que o mercado brasileiro tem para a aposta esportiva, que está em vias de ser regulamentada. Hoje as empresas que atuam em território nacional possuem suas sedes no exterior, dessa forma não infringem nenhuma lei brasileira, porém o governo nacional tem buscado alternativas de regulamentar a prática, sendo que o possível modelo a ser adotado será o de concessões.
Números semelhantes à edição anterior
Na edição passada do torneio, também eram 14 times patrocinados por 7 diferentes plataformas de apostas. Mas com os rebaixamentos e acessos entre a primeira e segunda divisão, houve algumas modificações nesse panorama, já que algumas marcas passaram a apoiar equipes da divisão de baixo, enquanto outras aumentaram sua confiança e consequentemente os investimentos na elite do futebol brasileiro. Atualmente, o acordo entre boa parte dos clubes e as plataformas inclui um apoio em forma de quota fixa, mas também uma renda variável de acordo com a inscrição e palpites dos sócios torcedores de cada clube em sites de apostas confiáveis.
Atualmente, a Betsul é a empresa do setor que mais apoia clubes do Brasileirão – ao total são cinco, sendo eles o Grêmio, Fortaleza, Ceará, Chapecoense e São Paulo. Posteriormente vem a Galera.Bet, com o Corinthians e Sport estampando sua marca na camisa, assim como a Betano no Atlético Mineiro e Fluminense e a Dafabet no Santos e América Mineiro. Até o momento, poucos times ainda não recebem suporte do setor: são eles o Athletico Paranaense, Cuiabá, Juventude, Atlético Goianiense, Palmeiras e Internacional. Porém, tem-se especulado que dois deles devem se juntar ao grupo dos apadrinhados em breve.
Não são só os clubes e a busca pela regulamentação
O patrocínio não é feito somente aos times, e outras três companhias do mercado dos palpites renovaram seu apoio ao Brasileirão e se fazem presentes principalmente nos anúncios dos estádios, marcando presença em leds ou atrás dos gols, são elas a Betfair.Net, Bodog e a Betcris. Como dito anteriormente, apesar de ainda não estarem regulamentados, os palpites em partidas esportivas também estão longe da ilegalidade desde o final de 2018, quando a Lei 13.756/18 foi aprovada. Agora, aguarda-se a celeridade do Ministério da Economia de regulamentar a atividade, dando mais segurança jurídica aos usuários assim como as empresas, que buscam a legalização para se estabelecerem de maneira definitiva no Brasil, garantindo a coleta de impostos pela União. Sabe-se que o BNDES no momento está analisando 38 inscrições para o Programa de Parceria de Investimento, que deve selecionar o modelo de concessão para a loteria de apostas de quota fixa.
Especialistas estimam que, sem a regulamentação, o Estado deixa de coletar cerca de R$ 7 bilhões em impostos por ano. E tem acontecido uma certa correria para regulamentar a prática e reduzir os impactos na debilitada economia brasileira. Caso a regulamentação do setor entre logo em vigor, o Brasil deve ocupar um posto entre os três maiores mercados de apostas esportivas do planeta.