Impacto da pandemia na venda de carros usados

Impacto da pandemia na venda de carros usados

Agosto 6, 2021 0 Por admin

Os efeitos da pandemia repercutiram na indústria automotiva, levando a um significante aumento nas vendas de carros usados.

 

O cenário atual provocado pela pandemia do coronavírus trouxe muitos benefícios para o mercado de carros usados, que vem se mantendo muito aquecido após a queda nas vendas verificada no primeiro semestre de 2020, um período muito difícil para a indústria automotiva.

O crescimento do mercado foi uma resposta à reativação financeira, mas também ocorreu por outros motivos mais pessoais. Nestes tempos incertos, as pesquisas indicam que a maioria dos brasileiros acredita que ter um carro é uma ótima alternativa de locomoção segura para deixar de utilizar transporte público diante dos riscos de contágio da Covid-19.

Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores), 96% dos consumidores tinham planos de adquirir um automóvel usado em 2021. Os modelos mais desejados, segundo apontaram os entrevistados, são os SUV (Chevrolet Cruze, Ford Ecosport e Renault Duster), seguidos pelos sedãs (Chevrolet Cruze usado).

É claro que as marcas de alto volume, como a Chevrolet com o carro Cruze hatch, são as mais comercializadas, exatamente porque combinam economia, facilidade para manutenções e conforto. 

Por esses motivos, esses veículos são comumente adquiridos por famílias e por aqueles que resolveram investir em um veículo para trabalhar durante a pandemia, como motoristas de aplicativos de transporte, por exemplo.

Cruze

Cruze

Por que comprar um carro usado

Devido à atual situação financeira dos consumidores, duramente atingida pela pandemia, a compra de veículos usados passou a ser considerada vantajosa se comparada à aquisição de um veículo zero-quilômetro, que ainda estão sofrendo com a falta de entrega.

Além de que o investimento exige um valor bem menor, pela óbvia diferença de preço (em grande parte pelo impacto do dólar no preço dos carros 0 km e pela diminuição do estoque nas fábricas), os carros novos têm uma desvalorização muito rápida, principalmente nos primeiros anos dos veículos. Os impostos e o seguro têm também valores mais atraentes, e há menos prejuízos financeiros em casos de batidas ou colisões. 

Levar em conta essas questões é fundamental para cuidar do próprio dinheiro, sabendo que o investimento acabará sendo benéfico.

Além disso, os avanços tecnológicos diminuíram problemas com fraude ou adulterações que eram muito normais na compra de usados entre pessoas físicas, garantindo mais segurança sobre as irregularidades do mercado.

As plataformas online otimizam todos os processos e agilizam toda a negociação. O comprador já não precisa sair mais de loja em loja, pois conta com um enorme catálogo virtual com carros avaliados e selecionados por especialistas, garantindo mais segurança na hora de fechar o negócio. 

Através desses sites certificados, é possível interagir com os vendedores, e consultar por carros Chevrolet Cruze e por outros modelos, sem medos nem preocupações a cair em golpes ou tentativas de fraude.

Quais os modelos mais procurados

Como já foi mencionado, se comparados aos veículos zerados, os carros usados possuem bastantes vantagens. Uma delas é sem dúvidas a variedade infinita de modelos à venda para escolher o ideal.

Nesse sentido, pesquisas apontam que os hatches (41%) lideram a preferência dos consumidores que procuram carros usados, seguidos pelos sedãs (32%), os SUVs (18%), as picapes e as minivan (2%). Vejamos quais os modelos mais comprados em cada categoria.

O Volkswagen Gol, o famoso queridinho de muitos brasileiros, continua sendo líder absoluto no mercado de veículos de segunda mão no Brasil todo. Seu tamanho compacto, relação custo-benefício, baixa desvalorização e mecânica simples são fatores que explicam o sucesso do hatch.

Em relação aos sedãs, os Cruze carros estão no pódio, sendo que é um veículo que agrada boa parte dos brasileiros pelo conforto e qualidade dos equipamentos. Já na categoria de utilitários esportivos (SUVs), os números indicam que os modelos mais negociados são o Ford EcoSport, o Jeep Renegade e o Renault Duster. 

Por outro lado, se bem não há uma grande escolha de modelos picapes disponíveis no Brasil, em grande parte porque os consumidores desses veículos tendem a aderir às mesmas marcas (Toyota, Fiat e Volkswagen), a Toyota Hilux continua mantendo a liderança, seguida pela Fiat Strada e a Fiat Toro.

Por último, além dos hatches, sedãs e picapes, a Chevrolet Spin é quem lidera as vendas no segmento das minivans no mercado de usados brasileiro.