Quais são as maiores zebras na história da Copa do Brasil?

Quais são as maiores zebras na história da Copa do Brasil?

Março 10, 2022 0 Por admin

A Copa do Brasil é conhecida por ser a competição mais democrática do Brasil, a segunda principal taça em disputa no calendário nacional.

 

Com os tradicionais clubes medindo esforços com as equipes menos conhecidas, o torneio virou cenário perfeito para as maiores ‘zebras’ do futebol brasileiro. Desta forma, o MRNews separou algumas que entraram para a história.

 

As mais recentes delas foram as quedas dos rivais Internacional e Grêmio para, respectivamente, Globo FC e Mirassol, ainda na primeira fase da edição 2022 da Copa do Brasil. Nessa mesma temporada, mas na segunda fase, o Vasco caiu diante do Juazeirense nos pênaltis.

 

Relembre, abaixo, as maiores zebras da história do campeonato!

ATLÉTICO-MG

Atual campeão, o Atlético-MG foi eliminado na primeira fase de 2020 para o modesto Afogados, que após empate por 2 a 2 bateu o Galo na disputa de pênaltis – e garantindo já um lugar na história como uma das maiores zebras do torneio em todos os tempos.

FLUMINENSE

Uma das mais recentes eliminações “inesperada” ocorreu em 2014. Na ocasião, o América-RN eliminou o Fluminense após golear a equipe, em pleno Maracanã, por 5 a 2. O time das laranjeiras ainda passou por outro vexame ao ser eliminado pelo Linhares, em 1994, durante a primeira fase, após dois empates. Já em 2005, os cariocas perderam o título para o Paulista, em São Januário.

 

GRÊMIO

 

Grêmio Mirassol Copa do Brasil 01 03 2022

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

 

Comandado por Luiz Felipe Scolari, o Criciúma surpreendeu o Grêmio, em 1991, ao bater a equipe gaúcha na final da competição e ficar com o título. Agora em 2022, o Tricolor caiu na primeira fase ao perder por 3 a 2 para o Mirassol.

 

INTERNACIONAL

 

Quando foi eliminado nas oitavas de final de 2005 para o Paulista, a percepção foi de que zebra sobre o Inter… esta sensação diminuiu um pouco depois que a equipe de São Paulo acabou conquistando o título — sendo a zebra sobre o Fluminense.

 

Mas não há dúvidas de que a maior zebra sobre o Internacional na história da Copa do Brasil aconteceu agora em 2022, com eliminação na primeira fase do torneio após derrota por 2 a 0 para o Globo FC… com direito a um frangaço do goleiro Daniel.

 

VASCO

 

Eliminado em 2005 para o Baraúnas, o Vasco tinha acabado de sofrer uma das piores zebras do time na edição anterior da Copa do Brasil, ao perder para o XV de Campo Bom, na segunda fase.

 

Outra eliminação surpreendente do Gigante da Colina foi em 1992, quando um time que tinha no elenco os atacantes Edmundo e Roberto Dinamite foi eliminado pelo CSA.

Agora em 2022, mais uma decepção para a torcida vascaína. A equipe carioca empatou em 1 a 1 com o Juazeirense, em duelo válido pela segunda fase. Nos pênaltis, o Juazeirense levou a melhor por 4 a 2. Adeus precoce da equipe de São Januário.

BOTAFOGO

 

O Botafogo amargou duas eliminações que entraram para a história do torneio. Em 2006, o Ipatinga surpreendeu ao eliminar o Fogão e o Santos e alcançar as semifinais do torneio. Já em 2018, o Botafogo perdeu de virada para o Aparecidense, por 2 a 1, e deu adeus ao torneio na primeira fase.

 

Por sua vez, a final de 1999 marcou o time carioca devido ao tropeço para o Juventude no Estádio do Maracanã. Na ocasião, a partida teve o maior público na história da competição com mais de 110 mil pagantes. Em 2019, o mesmo Juventude eliminou o Alvinegro na terceira fase. Já em 2021 o ABC eliminou os botafoguenses após disputa de pênaltis na segunda fase do torneio.

 

CRUZEIRO

 

O Cruzeiro deu adeus a competição em 1997, após perder para o Santa Cruz que na época disputava a Série B. Já em 2021, a Raposa caiu perante o Juazeirense após disputa de pênaltis.

 

PALMEIRAS

 

Em 2002, o Palmeiras sofreu uma das piores zebras da história do clube ao perder para o ASA, na primeira fase do campeonato.

Mais artigos abaixo

Outro choque foi a eliminação de 2021 para o CRB, ainda na terceira fase.

 

FLAMENGO

 

Santo André Flamengo Copa do Brasil 2004

O Flamengo perdeu o título da Copa do Brasil 2004, após o Santo André conquistar a competição em pleno Maracanã.