Prefeitura de Cuiabá | Cuiabá realiza mais de 190 mil atendimentos em UPAs e Policlínicas e prefeito destaca investimentos para Saúde

Prefeitura de Cuiabá | Cuiabá realiza mais de 190 mil atendimentos em UPAs e Policlínicas e prefeito destaca investimentos para Saúde

Junho 23, 2022 Não Por admin

Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que Cuiabá realizou 190.617 mil atendimentos, entre os meses de janeiro e maio deste ano, nas três Unidades de Pronto Atendimento e três Policlínicas no município. Os dados foram apresentados pelo prefeito Emanuel Pinheiro na noite desta terça-feira (21), durante a 25ª transmissão de sua live semanal.

“De janeiro até maio de 2022 só nas três UPAs de Cuiabá, Upa Verdão, do Pascoal Ramos e Morada do Ouro, e nas Policlínicas do Coxipó, Pedra 90 e Planalto, nós atendemos mais de 190 mil pessoas, com atendimento de cerca de 40 mil pessoas por mês. Só na UPA Verdão foram 36.165 mil pessoas atendidas até maio, isso representa quase a Arena Pantanal inteira lotada, atendida nesses cinco meses com dignidade”, disse o prefeito.

Pautado sempre pela humanização e enfatizando o compromisso da gestão de continuar trabalhando para entregar aos cuiabanos uma saúde pública mais eficiente, o prefeito entregou na última segunda-feira (20), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Cid Nunes da Cunha, no Parque Cuiabá.

Só nos primeiros 53 dias da gestão, foram entregues três novas unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros João Bosco Pinheiro/1º de Março, Ribeirão do Lipa e Alvorada, totalmente equipadas, climatizadas e com consultórios odontológicos. Além disso, o prefeito também vai entregar a nova Unidade de Pronto Atendimento do bairro Jardim Leblon, que será a quarta UPA de Cuiabá e segunda entregue pela gestão Emanuel Pinheiro.

Durante a live, o chefe do Executivo Municipal destacou ainda que Cuiabá é referência na saúde pública e que as unidades de saúde da capital têm dado suporte não só aos demais municípios de Mato Grosso, como também de outros estados.  “Pedi a minha equipe que fizesse um levantamento dos dados de atendimento do dia 1º de junho até o dia 21. Atendemos proximamente 27 mil pessoas nessas seis unidades de saúde. Durante este período, apenas na UPA Verdão tivemos um atendimento de 599 pessoas de Várzea Grande, oito de Santo Antônio do Leverger, três de Santa Cruz do Xingu, duas de Rosário Oeste, três de Rondonópolis, uma do Rio de Janeiro, uma de Livramento, duas de Querência, uma de Porto Velho, três de Sinop, cinco do Maranhão, quatro do Ceará, entre outros”, afirmou.

“Então não é só Mato Grosso, é o Brasil todo que vem aqui. Mas, principalmente, o interior de Mato Grosso inteirinho corre para a saúde de Cuiabá, que é uma Saúde que avança, humaniza, que é digna, que é referência e tem grandes profissionais. Ainda temos que melhorar bastante, mas trabalhamos dia e noite e temos uma saúde muito melhor do que aquela que recebi no primeiro dia do meu mandato”, acrescentou Pinheiro.

Por fim, o prefeito parabenizou a secretária Municipal de Saúde, Suelen Alliend, e citou a reunião realizada com os gestores dos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá- CISVARC. “Parabéns à secretária Suelen pela reunião realizada nesta terça-feira. Vários municípios da Baixada Cuiabana vieram praticamente nos pedir socorro, porque saturaram de acreditar no Estado, principalmente, com o programa Mais Cirurgias MT, que deveria chamar Menos Cirurgias pelo engodo que se transformou e que não está atendendo nenhum município do nosso Estado. Então, contem com Cuiabá que é referência e carrega a saúde do Estado inteiro nas costas, e vai continuar sendo a mãe de todos os municípios, principalmente, os nossos municípios vizinhos do Vale do Rio Cuiabá”, concluiu o gestor.