Prefeitura de Cuiabá | Servidores participam do 1º Workshop sobre a importância de Preservação de Áreas Públicas de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá | Servidores participam do 1º Workshop sobre a importância de Preservação de Áreas Públicas de Cuiabá

Junho 24, 2022 Não Por admin

Os servidores das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordem Pública, participaram nesta quinta-feira (23) do 1º Workshop de Preservação de Áreas Públicas. A iniciativa foi realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, com intuito de promover um amplo debate sobre o tema e a apresentação da carta de intenções das pastas, pertinente ao segundo semestre de 2022. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, enalteceu a grandiosidade dessa iniciativa e suas dimensões, oportunizando uma maior agilidade nas respostas aos cidadãos cuiabanos.

“Estamos aprimorando os acertos e corrigindo os erros, ampliando a nossa base de conhecimentos, por meio de uma interação coletiva entre as secretarias. Buscamos um caminho em comum de retorno aos questionamentos e necessidades da população, zelando pelo nosso bem mais precioso, que sem dúvidas, é o meio ambiente. Eu como gestor estou bastante otimista com os próximos passos daqui em diante”, disse Nascimento. 

O secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, destacou o protagonismo da gestão Emanuel Pinheiro na busca pela efetivação de políticas públicas sustentáveis. “Precisamos estar na mesma sintonia, nós líderes, uns com os outros, exercendo um papel não somente de agente fiscalizadores, mas de parceiros da sociedade. Nosso pensamento deve estar voltado às futuras gerações, impedindo a degradação dos ecossistemas, valorizando suas reais destinações, um dos compromissos do prefeito Emanuel Pinheiro”, externou. 

Uma das participantes do workshop, a engenheira ambiental e sanitarista, Paula Ofugi, enfatizou os reflexos sociais que as ações acarretarão à população, além de melhorias em favor do microclima local. “Estamos com um projeto de mapeamento dessas áreas verdes, promovendo uma gestão sustentável de cada uma delas, por meio da compilação de dados, que possibilitaram a implantação de iniciativas inovadoras na cidade”, acrescentou.

Entre os pontos de vistas exibidos no evento estão a importância das áreas verdes e equipamentos comunitários, procedimentos de fiscalização de ocupações irregulares em áreas públicas e áreas protegidas, entre outros. 

Estiveram presentes, a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli, o secretário -adjunto de Desenvolvimento Urbano, Oséas Machado, a procuradora-chefe da Procuradoria Municipal de Assuntos Fundiários, Ambientais e Urbanísticos (PAFAU), Patrícia Cavalcante, a promotora da 17ª Procuradoria de Justiça Cível de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Maria Fernanda Corrêa e demais convidados.