Prefeitura de Cuiabá | Audiência pública discute projetos e ações estratégicas para o Plano Diretor de Cuiabá

Julho 28, 2023 Não Por admin

Nesta quinta-feira (27), aconteceu a audiência pública para a fase de prognóstico do Plano Diretor de Cuiabá, promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em conjunto com o Comitê de Revisão do Plano Diretor. O evento contou com a presença da população e representantes de entidades convidadas.

O objetivo central da audiência foi debater com a sociedade o novo Plano Diretor da cidade, que terá papel fundamental na definição das áreas de expansão urbana, dos investimentos e do desenvolvimento regional. Essencialmente, o Plano Diretor é a base estrutural de Cuiabá e sua elaboração conta com a participação da sociedade para que seus desejos e opiniões sejam incorporados ao projeto final.

Na ocasião, foram abordadas as ações e projetos estratégicos que fazem parte do Plano Diretor, tais como: Centralidades Urbanas, Regularização e Revitalização do rio Coxipó/córrego Moinho, Mobilidade e Integração dos Bairros, Coesão Urbana e Social, e Fortalecimento da Gestão e Planejamento Territorial.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, destacou a importância da audiência como uma oportunidade para a sociedade participar ativamente na construção do futuro da cidade. Enfatizou também que as contribuições coletadas durante esse processo de revisão foram disponibilizadas para avaliação pública e que o objetivo é concluir todo o trabalho até 30 de agosto, quando outra audiência pública será realizada para discutir a minuta da lei do Plano Diretor. Após essa etapa, o documento será encaminhado para a Câmara Municipal, onde os vereadores irão analisar e debater a proposta.

O secretário adjunto de IPDU, Marcio Puga, ressaltou que a audiência foi uma oportunidade importante para coletar mais contribuições e finalizar o processo de revisão do Plano Diretor. Salientou que a participação da sociedade civil organizada e dos envolvimentos sociais é crucial nesse momento.

Em resumo, a audiência pública proporcionou um espaço para que a população e entidades interessadas pudessem discutir e influenciar o rumo dos projetos e ações estratégicas que moldarão o futuro desenvolvimento de Cuiabá. O Plano Diretor, como base para a expansão urbana e investimentos, está sendo moldado com o intuito de atender aos anseios da comunidade e promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado da cidade.