Prefeitura de Cuiabá | Agosto Lilás: Campanha com ações de prevenção à violência é lançada pela Secretaria Municipal da Mulher

Agosto 2, 2023 Não Por admin

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher realizou o lançamento dqa campanha “Agosto Lilás”, nesta terça-feira (1), na Praça Ipiranga, localizada na região central de Cuiabá possibilitando assim a rápida disseminação de informações.

A ação consistiu na distribuição de panfletos e na divulgação de informações sobre os tipos de violência doméstica existentes, que são: a moral, psicológica, física, sexual e patrimonial, além de expor todos os 7 ciclos da violência.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, o evento teve a finalidade de conscientizar, alertar e debater com a sociedade os avanços e desafios no enfrentamento às violências.

“A campanha Agosto Lilás é inspirada na Lei Maria da Penha, um marco na luta contra a violência doméstica e familiar no Brasil, que completará 17 anos de existência no dia 7 de agosto. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações de conscientização para o combate da violência doméstica”, explica.

A estudante Isadora Mello parabenizou a Secretaria por esta iniciativa e destacou a importância em realizar ações em locais centrais, onde diversas pessoas circulam diariamente. Depois de observar todo o circuito da violência exposto em um estande, ela ressaltou que muitas vezes as mulheres sofrem algum tipo de violência e nem sabem.

“Fiquei meio perplexa com o que vi neste ciclo, já que algumas coisas eu nem sabia que eram certos tipos de violência. Que bom saber que cada vez mais existem pessoas que olham pela nossa causa”, afirma.

Segundo a psicóloga Rafaela Queiroz, a violência doméstica ainda é um dos grandes gargalos sofridos pelo público feminino, que busca incessantemente a sua erradicação, e são essas ações que ajudam a sociedade a abrir os olhos.

“A violência contra a mulher é um fenômeno cultural enraizado em nossa sociedade e que precisa ser combatido. Parabéns a todos os envolvidos nessa linda campanha”, observa.

Para a secretária-adjunta da pasta da Mulher, Elis Regina Prates, é fundamental intensificar o assunto e conscientizar a população sobre a gravidade da violência contra a mulher e promover a igualdade, o respeito e a proteção em todas as esferas da sociedade. Ela ainda reforça que muitas ações irão acontecer durante todo o mês, principalmente visando os bairros onde existem os maiores índices de violência contra a mulher.

“Todos os sábados estaremos em uma região de Cuiabá dando continuidade a este trabalho que está sendo iniciado hoje. Teremos muitas rodas de conversa, palestras e, inclusive, vamos atender ao pedido de Primavera do Leste e Barra do Bugres para que possamos levar todas as informações da rede de enfrentamento”, finaliza.

Participaram da atividade representantes da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, coordenadora da Casa de Amparo, Secretária adjunta de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Patrulha Maria da Penha, Conselho da Mulher, e a psicóloga Marialice Mundim, esposa do vice-prefeito José Roberto Stopa.

Durante a ação também foi destinado um espaço às mulheres empreendedoras que foram capacitadas pelo Qualifica Mulher, iniciativa também desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá.