Escola realiza abordagem socioemocional e xadrez humano

Setembro 13, 2023 0 Por admin

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Com colaboração da estagiária Sara Borato

Na Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão, que fica na Vila Industrial (região leste), os alunos e professores usam de muita criatividade, técnicas de raciocínio lógico e autoconhecimento para auxiliar os estudantes a se prepararam para o Saeb 2023, que será no final do ano letivo.

Nesta terça-feira (12), a equipe gestora da escola, em parceria com o psicólogo e os professores, organizou uma partida de xadrez humano, tendo os alunos representando as peças em um tabuleiro montado no pátio. A atividade diferente motivou todos, teve presença garantida dos estudantes, jogadas coletivas e muita troca de aprendizados.

“O xadrez humano é mais uma das atividades que estamos trabalhando com alunos que irão fazer o Saeb e acontece em parceria com o psicólogo da escola com foco para o pensamento estratégico, imaginação, trabalho em equipe e as habilidades e competências socioemocionais”, explica a orientadora educacional, Jennifer Galvão César. 

“O engajamento foi grande, os alunos se empolgaram, se prepararam e participaram animados. Isso nos mostra que estamos em um caminho certo”, destaca. 

“Nós estamos vindo de um processo no qual trabalhamos o autoconhecimento e aprendemos a lidar com os sentimentos, tudo em prol da aprendizagem. Essa é uma das atividades que trabalha também a autonomia, cidadania e o protagonismo dos alunos, que participam muito bem, se envolveram, se ajudam e treinam o raciocínio lógico”, conta o psicólogo da escola Carlos Eduardo Xavier Lopes.

“Essas habilidades são importantes para a formação dos alunos, especialmente nesse momento de simulados em preparação ao Saeb, pois treina também foco, concentração, paciência, responsabilidade e autoconfiança”, disse Carlos. 

Alunos aprovam

Outras vantagens do xadrez são: concentração, desenvolvimento da tomada de decisões, trabalho da paciência, memória, capacidade de planejamento, autoconfiança, respeito às adversidades, responsabilidade, versatilidade e melhoras na Matemática. 

Sophia Passos Teles, 13 anos, está no 8º ano e já quer se preparar para o ano que vem, quando fará o Saeb e irá concluir sua formação no Ensino Fundamental, com destaque para Matemática, uma de suas matérias preferidas. 

“Aprendi a jogar xadrez com meu primo e achei esse projeto uma ótima ideia. O xadrez traz muitos benefícios para a vida dentro e fora da escola. Eu até pesquisei que os alunos que jogam xadrez têm uma melhora de 30% em matemática, porque trabalham a estratégia. Sinto que já tive uma melhora nas aulas de matemática e em outras matérias da escola. Hoje no xadrez humano fui o Peão no jogo”, contou Sophia.

“Foi muito legal participar dessa atividade, com trabalho em equipe na hora de montar as peças e fazer as roupas, depois ensaiamos e deu tudo certo. Jogo xadrez desde pequeno e acho muito importante para o pensamento lógico e a memória. Nosso xadrez é diferente, porque as peças são humanas e trabalha muito a questão do trabalho em equipe e da cidadania”, comenta Cauã Ribeiro, 14 anos, do 9º ano. 

“Para mim, a Jornada Saeb é muito importante, com a participação da escola e dos alunos. Fiz os simulados na escola e achei algumas perguntas fáceis e outras mais difíceis, mas estou confiante”, afirmou. 

Jornada Saeb

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é um exame que os estudantes fazem para mostrar tudo que aprenderam na escola. Ele ajuda a entender como está a educação do país e é considerado um retrato da qualidade do ensino.

A prova não vale nota individual, mas cada aluno representa a aprendizagem da escola, sendo uma grande oportunidade para mostrar tudo que aprenderam e será entre os meses de outubro e novembro para turmas do ensino fundamental no 2º, 5º e 9º ano.

A Jornada Saeb na rede de ensino municipal começou em 2021 quando diversas ações foram implementadas nas escolas da rede de ensino municipal, visando a melhoria nos resultados de aprendizagem dos alunos. Essas iniciativas tornaram-se ainda mais sistematizadas após o último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

Em continuidade à preparação dos estudantes para a avaliação Saeb deste ano, as escolas passarão por mentoria neste semestre, com acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania. 


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