Escola da região leste celebra alfabetização dos alunos
Setembro 19, 2023Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
A alfabetização é uma importante fase na Educação Básica, marcando o início de infinitas possibilidades para os cidadãos.
Na rede de ensino municipal, essa fase recebe olhar atento das equipes gestoras, conta com toda dedicação dos professores alfabetizadores e investimentos como contratação de professores, programa Recupera Alfabetização, que visa intensificar as ações pedagógicas e minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem, com material estruturado e jogos pedagógicos do Pré 2 até o 2º ano do Fundamental para potencializar o processo de alfabetização, entre outros.
Ler, escrever e comemorar
No Jardim São José 2, a Emefi Rosa Tomita tem a tradição de celebrar a cada grupo de alunos alfabéticos, como forma de reconhecer a importância dessa fase, estimular os estudantes e também evidenciar o trabalho feito pelos professores.
O pátio fica cheio com todos os alunos que aplaudem e comemoram a conquista dos colegas que passaram pela Alfabetização. Estes, ganham certificados, gibis, livros, mimos e todo o carinho da escola e o mais importante: conseguem interagir em diferentes contextos sociais, pois já leem e escrevem com autonomia.
Na tarde desta segunda-feira (18), 40 alunos puderam comemorar juntos. Um deles foi Benjamin Thomás Barreto Freitas, 7 anos, do 1º ano, que gosta de estudar e foi também destaque da Plei (Plataforma de Educação Integral) na escola.
“Aprender a ler e escrever foi muito bom, com ajuda da minha professora e da minha família eu consegui. Senti alegria e fiquei muito feliz, acho isso muito bom para realizar meu sonho de ser juiz”, afirmou.
Lucas Soares, 6 anos, do 1º ano, tem entre suas preferências na escola a merenda e as aulas de Educação Física.
“Estudar é muito bom para a nossa vida, para trabalhar e descobrir as coisas. Meu sonho é ser jogador de futebol”, conta o aluno sorridente.
“Eu me sinto muito bem, ler e escrever é importante e eu achei super legal. Quero ser modelo e médica, a escola é importante para isso”, disse Laura Almeida, 6 anos, do 1º ano.
Para Alice Gabriele Pereira Gonçalves de Oliveira, 9 anos, que está no 3º ano, “a sensação é de ficar muito feliz porque agora aprendi e vai ser bom para trabalhar, passear, dirigir e poder ir um dia conhecer a Bahia”.
Segundo a professora Rose Gonçalves Pinheiro, que está há dois anos na escola, as atividades extras visam acompanhar e auxiliar os alunos que mais precisam durante a Alfabetização, além de todo planejamento e olhar da escola para o desenvolvimento de cada estudante e a conquista de todos.
“O trabalho com Alfabetização envolve toda a nossa escola. É muito gratificante para nós professores acompanhar esse processo, ver que conseguimos ensinar, acompanhar e, principalmente, que os nossos alunos são capazes”, destacou.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania