Prefeitura de Cuiab | Defesa Civil de Cuiab atua para retirar rvores derrubadas pela forte chuva

Outubro 31, 2023 0 Por admin

A Defesa Civil de Cuiabá registrou seis ocorrências de queda de árvores, na tarde desta segunda-feira (30), devido à forte chuva que caiu sobre a capital. Imediatamente, as equipes em monitoramento agiram para desobstruir vias e agilizar as demandas. Não houve registro de pessoas feridas. Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) também auxiliaram no trabalho.

“Queda de árvores foi o que motivou as chamadas, entre elas árvores grandes. Uma residência afetada por queda de árvore foi interditada”, declarou o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, Ozeias Souza de Oliveira.

No bairro Lixeira, por exemplo, árvores de grande porte foram arrancadas pelo vento, sendo uma nas proximidades da base da Polícia Militar, também na praça do bairro e em uma residência que foi interditada pela Defesa Civil. Equipes da concessionária de energia estiveram no local para dar suporte ao atendimento.

Na região central, o grande volume de água atingiu parte da Avenida da Prainha. Todavia, logo na sequência, toda a água escoou pelo sistema de drenagem da região, melhorando a trafegabilidade do trânsito.

Na Av. Beira Rio algumas árvores de pequeno porte não suportaram o vento e foram arrancadas, outras quebraram e parte dos galhos impediram o trânsito em meia pista. Na estrada do Moinho, também teve árvores arrancadas. A mesma situação foi registrada no Bairro Boa Esperança, com árvores destruídas pelo temporal.

MANUTENÇÃO NA DRENAGEM

A Secretaria Municipal de Obras Públicas destaca que realiza, de forma contínua, os serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobos, com auxílio de caminhão hidrojato. Além da desobstrução dessas estruturas, as manutenções executadas pelas equipes da Secretaria englobam ainda ações de reparo nas tubulações e reconstrução das tampas.

A Secretaria reforça ainda que boa parte dos entupimentos são ocasionados pelo descarte de lixo irregular e também por ligações clandestinas de esgoto na estrutura que é voltada para o escoamento de águas pluviais.

Somado a esse trabalho de rotina, a Secretaria executa também uma operação de ampliação da rede de drenagem de águas pluviais, para minimizar os impactos das fortes chuvas. Em toda a cidade, foram mapeados cerca de 40 pontos de alagamento e o planejamento do Município é eliminar todos eles até o fim de 2024.

Por fim, lembra que para facilitar o acesso do cidadão aos serviços relacionados à infraestrutura, a Secretaria criou o Zap Obras, que recebe esse tipo de demandas pelo número (65) 9 9216-0484.