Agência Minas Gerais | Prédio do Instituto Médico-Legal é reinaugurado pela Polícia Civil na capital

Dezembro 13, 2023 0 Por admin

Após um grande projeto de reforma estrutural e de modernização de equipamentos, o Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette (Imlar) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi reinaugurado oficialmente, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (12/12). Durante a solenidade, também foram entregues 28 viaturas para atendimento de unidades vinculadas à Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).

PCMG / Divulgação

Por meio de recursos provenientes de acordo de compensação socioambiental com a empresa Vale, o prédio do Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, inaugurado em 1977, passou por adequações na infraestrutura das salas, dos setores, da portaria, da recepção, dos laboratórios e do estacionamento, além de manutenções e adequações hidráulica, elétrica e da rede de informática.
 
Visando à modernização da unidade, também foram adquiridos equipamentos para os laboratórios de toxicologia (estufas, cromatógrafos, entre outros) e de anatomia patológica (microscópios, micrótomos, processadores de tecidos) a fim  de otimizar as análises laboratoriais e, assim, incrementar a eficiência dos exames.
 
Para ilustrar o projeto de reestruturação da unidade, foram realizadas apresentações sobre a reforma do prédio, a adequação da Central de Constatação de Drogas e a instalação do analisador de vestígios do Laboratório de DNA.
 
Para a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, a modernização do Imlar impacta de forma relevante na qualidade da prova pericial, no atendimento mais adequado do público e no conforto do servidor da instituição para a execução do trabalho diário.

“Como medida compensatória, em decorrência daquela terrível tragédia ocorrida em Brumadinho, que vitimou centenas de pessoas após o rompimento de uma barragem, tivemos a destinação desses recursos, que propiciaram a reforma da estrutura do Instituto Médico-Legal e a aquisição de equipamentos que, hoje, irão servir a toda sociedade mineira”, pontuou Gamboge.
 
O titular da SPTC, Thales Bittencourt de Barcelos, destacou que o rompimento da barragem de minério em Brumadinho, em janeiro de 2019, representou um grande desafio para a PCMG, reforçando a necessidade do constante investimento na modernização da polícia técnico-científica. “Hoje, estamos, oficialmente, reinaugurando o melhor instituto médico-legal do Brasil. Os investimentos aqui feitos constituem um enorme legado para os mineiros”, enalteceu.  
 
Entrega de viaturas
 
Como parte da solenidade, a chefia da PCMG anunciou a aquisição de 28 veículos, doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para a SPTC. As chaves dos carros foram entregues ao superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bittencourt de Barcelos, para destinação entre as unidades vinculadas à Superintendência.
 
Os recursos empregados na aquisição das viaturas foram viabilizados pela Senasp, tendo em vista o cumprimento da meta estipulada pelo projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos.
 
“Minas Gerais foi ranqueada em primeiro lugar, dentre todas as polícias científicas do país, no que diz respeito ao lançamento de dados de perfis genéticos, propiciando a identificação de vítimas e também de corpos de pessoas desaparecidas”, exaltou Letícia Gamboge.
 
Nova diretoria
 
Ainda durante a cerimônia, a chefia da PCMG anunciou a composição da nova direção do Imlar, que passa a ter como diretor o médico-legista Arnaldo Muzzi, cargo antes ocupado pela médica-legista Naray Jesimar Aparecida Paulino.
 
Na oportunidade, foram homenageados os ex-diretores do Imlar presentes no evento.
 
IMLAR
 
O Instituto Médico-Legal de Belo Horizonte, que integra a estrutura da Superintendência de Polícia Técnico-Científica da PCMG, a partir da aprovação da Lei Estadual 23.419, com sanção do governador Romeu Zema, no dia 18 de setembro de 2019, passou a ser denominado de Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette em homenagem ao médico-legista Dr. André Luiz Barbosa Roquette, falecido em 16 de abril de 2016.
 
O Imlar está localizado na Rua Cecildes Moreira de Faria, 150, bairro Gameleira, em Belo Horizonte.
 
Presenças
 
Além da chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, e do superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bittencourt de Barcelos, participaram do evento a diretora da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Yukari Miyata, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, coronel bombeiro militar Edgard Estevo da Silva, o promotor de Justiça de Coordenadoria do Júri, Claudio Maia de Barros, além de representantes sindicais e servidores dos quadros policial e administrativo da PCMG.