Exposição na Biblioteca Municipal de Sorocaba homenageia radialista e jornalista Zé Desidério – Agência de Notícias

Outubro 30, 2024 Não Por



30 de outubro de 2024

12:11

Por: Mariana Campos

A população sorocabana poderá conferir, a partir desta sexta-feira (1), a exposição “Transformando imagens”, da artista visual Cibele Pilla, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. A mostra, que faz parte do projeto “Zé Desidério: 80 anos em 80 imagens”, é uma homenagem ao radialista e jornalista José Desidério da Silva, que celebra 80 anos de vida e mais de 60 anos de carreira na comunicação.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), do Governo Federal, a exposição tem curadoria de Oscar D’Ambrosio, Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

O objetivo é, a partir de fotografias com intervenções da artista visual, homenagear a trajetória de Zé Desiderio, uma lenda viva do rádio brasileiro, ainda na ativa na rádio e na TV de Sorocaba, em que atua desde os 17 anos de idade, vindo de sua cidade natal, Conchas (SP).

A exposição traz trabalhos realizados por participantes de oficinas da artista visual Cibele Pilla, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade, para estimular a intervenção sobre fotos relevantes para cada participante, desenvolvendo o olhar e a percepção de que tudo aquilo que pode ser considerado real é dinâmico. Dar novas cores e formas ao passado é visto como uma maneira de possibilitar novas leituras àquilo que já aconteceu e marcou época. Assim, cada foto se torna uma maneira de revisitar o passado sob um olhar criativo e contemporâneo.

Cibele Pilla iniciou sua trajetória artística em Buenos Aires, na Argentina. Possui licenciatura em Arte-Educação e pós-graduação em Arteterapia. Pinta e fotografa cenas do cotidiano urbano integradas com a natureza, às vezes esquecida nas grandes metrópoles. Atuou como arte-educadora e arteterapeuta, de forma voluntária, com crianças entre 5 e 12 anos em situação de vulnerabilidade social nas ONGs Vovó Josefina (ADRA) e Lar da Bela, ambas em Araçoiaba da Serra. Além disso, ministra oficinas de arte, ensinando técnicas como papel machê, colagem, argila e pintura, a fim de desenvolver a criatividade da criança, para que ela, por meio da arte, cure de suas questões internas.

A exposição “Transformando Imagens” poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 28 de novembro, na Biblioteca Municipal, localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.