Retrospectiva 2024: Ciasc tem ano marcado por inovação, avanços tecnológicos e impacto social
Dezembro 25, 2024Foto: Gustavo Presta/CIASC
Em 2024 o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) reafirmou seu compromisso com a inovação, a eficácia na gestão pública e o impacto social. Por meio de soluções tecnológicas de ponta, a organização trouxe transformações significativas em diversas áreas, como segurança, educação, acessibilidade e economia. Confira as principais iniciativas e entregas realizadas ao longo do ano.
Transformação digital no Detran-SC
A implementação da assistente virtual Catarina, uma solução de inteligência artificial desenvolvida pelo Ciasc em parceria com o Detran-SC, foi um dos destaques de 2024. A tecnologia revolucionou o atendimento ao cidadão, resolvendo 72% dos chamados na primeira semana de operação. Além de melhorar a experiência do usuário, a Catarina permitiu maior eficiência operacional ao liberar equipes humanas para demandas mais complexas.
Além disso, a empresa realizou a integração de novos serviços na plataforma Detran Digital, como a consulta pública de veículos, que tornou os processos mais ágeis e acessíveis aos catarinenses.
Ao todo, de janeiro a outubro de 2024, foram registrados acessos de aproximadamente 1,4 milhões de usuários ativos, com mais de 2,7 milhões de solicitações pelo Detran Digital.
Capacitação tecnológica e incentivo voltado à educação
A educação também foi uma prioridade para o Ciasc. A inauguração de um espaço voltado ao desenvolvimento de games marcou um passo importante na capacitação tecnológica de crianças e adolescentes. O projeto SCGames, idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) em parceria com a empresa pública, promoveu o aprendizado de habilidades fundamentais para o mercado do futuro, como programação e design de jogos.
Além disso, o programa de internet de alta velocidade, implantado em 165 escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville, ampliou o acesso ao ensino digital e facilitou a inclusão de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizado. Para viabilizar a internet de alta velocidade, foram instaladas 2.160 antenas (rádios) que permitem o acesso ao wi-fi nas salas de aula e demais espaços das unidades de ensino, como secretaria, biblioteca e diretoria.
Por meio do sistema Universidade Gratuita, desenvolvido pelo CIASC, estudantes catarinenses puderam acessar os recursos do programa de forma simplificada, promovendo maior adesão ao ensino superior gratuito.
A empresa realizou também a integração dos dados dos alunos do ensino médio do Estado com o programa de poupança estudantil Pé de Meia, que oferece incentivos para a permanência escolar.
Soluções de segurança e transparência
No campo da segurança pública, o Ciasc entregou soluções como a ampliação dos serviços da Delegacia Virtual para atender ocorrências relacionadas a estrangeiros e crimes contra idosos. Com essa novidade e a ampla divulgação dos serviços oferecidos pela plataforma, 2024 fechará com cerca de 550 mil registros pela Delegacia Virtual, um incremento de 8.91% na comparação com o ano anterior. Também foi aprimorado o Sistema Integrado de Segurança Pública, padronizando processos entre os convênios no Estado.
Em paralelo, foi concluída a entrega de melhorias para a aplicação do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, uma aplicação voltada à transparência orçamentária. As mudanças foram solicitadas pela Gerência de Elaboração e Acompanhamento do Plano Plurianual (GEPLA), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), com o objetivo de proporcionar mais transparência e interatividade no acesso às informações orçamentárias.
Quanto ao acesso de informações pelo Portal de Serviços do Governo do Estado, atualmente são mais de 147 mil usuários contabilizados desde 2020 até novembro deste ano, sendo cerca de 14 mil registrados apenas em 2024.
Fomento à inovação
A parceria entre o CIASC e a FAPESC abriu novas oportunidades para 22 bolsistas pesquisadores colaborarem com a estruturação e consolidação do Laboratório de Inovação do CIASC, desenvolver e implementar processos de inovação e projetos de PD&I e prospectar a adotar soluções e tendências tecnológicas inovadoras.
Balanço e perspectivas para o futuro
Para Diego Ricardo Holler, presidente em exercício do Ciasc, neste ano a empresa deu passos significativos para transformar Santa Catarina em um modelo de gestão pública eficiente e conectada. “Por meio da tecnologia, impactamos positivamente a vida dos catarinenses, promovendo educação, segurança, transparência e inovação. Seguiremos firmes em nossa missão de entregar soluções que contribuam para o desenvolvimento do nosso estado”, salienta.
Com um legado de inovações, o Ciasc inicia 2025 com o compromisso de expandir suas iniciativas, fortalecendo a utilização da tecnologia em benefício da sociedade catarinense. As expectativas são de novos projetos que mantenham Santa Catarina na vanguarda da transformação digital.