Rede Municipal de Ensino de João Pessoa é a única do Brasil a conquistar três categorias da ‘First Lego League Challenge 2025/2026’
Fevereiro 10, 2026A robótica educacional da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa já conquistou o primeiro título de 2026. A conquista veio durante a etapa regional da ‘First Lego League Challenge, temporada 2025/2026’, que aconteceu em São Luís (MA), nesse final de semana.
“Essa conquista inédita reafirma o compromisso da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa com uma educação pública inovadora e de qualidade. Ser a única rede pública do Brasil a conquistar três categorias oficiais na First Lego League Challenge demonstra que nossos estudantes estão sendo preparados para muito além da sala de aula, desenvolvendo competências tecnológicas, criatividade, trabalho em equipe e valores essenciais para a vida. Parabenizo nossos alunos, professores mediadores e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo trabalho sério e pelos resultados que orgulham a nossa cidade. Estamos cuidando como sempre orienta o nosso prefeito Cícero Lucena”, ressaltou a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro.
O 1º lugar em ‘Core Values’, alcançado pela equipe ‘Tech Scorpions’, da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, destaca o trabalho em equipe, o respeito, a cooperação e a ética. Essa categoria valoriza atitudes que vão além da competição, reforçando a importância do espírito colaborativo e do aprendizado coletivo.
A equipe é formada pelos alunos Arthur Wesley Oliveira de Lima, Luiz Narciso dos Santos Oliveira, Nayon Gabryel Trajano Silva, Luccas Samuell Liberato Silva e Cibelly Silva Vasconcelos. A mediadora foi a professora Maria Olga Pessoa Zacchi.
“Na verdade, ganhar o primeiro lugar em ‘Core Values’ foi uma surpresa muito grande porque ninguém da nossa equipe esperava. A gente esperava ganhar um prêmio de projeto de inovação. Foi uma surpresa muito grande que nos deixou muito felizes. Eu espero que a gente consiga competir mais vezes na ‘First Lego League’, que a gente consiga ganhar mais prêmios e representar ainda mais a nossa escola e a Prefeitura de João Pessoa”, disse com alegria o aluno Nayon Gabryel Trajano Silva.
A equipe ‘Tech Scorpions’ também conquistou o 3º lugar. Foi na categoria ‘Desempenho do Robô’. A premiação levou em conta a eficiência técnica, a programação estratégica e a precisão do robô nas missões propostas, demonstrando domínio tecnológico e preparo da equipe.
Já o 1º lugar em ‘Projeto Inovação’ foi conquistado pela equipe ‘Geobots’, da Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. O projeto desenvolvido pelos alunos Ycaro Kauã Santana da Silva, Silas Gabriel Pereira de Oliveira, Isabelle Apolinario Bispo, Danielly Helloar Laureano dos Santos e Felipe Emanuel Fernandes dos Santos, tendo como mediador o professor Filiphe Willams Lima da Silva, reconhece a capacidade de identificar problemas reais e desenvolver soluções criativas, viáveis e com impacto social, integrando tecnologia, pesquisa e pensamento crítico.
As equipes que representaram a rede de João Pessoa foram formadas por 10 alunos, acompanhados por dois mediadores tecnológicos e dois membros da coordenação do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC) da Secretaria de Educação.
Este ano, 49 escolas participaram do torneio, entre públicas e privadas. “Na colocação geral nós ficamos em 5º lugar, o que representa um grande avanço dos nossos alunos, professores e de todo o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Educação, tendo em vista que no ano passado ficamos em 8º. Os alunos estão extremamente felizes com o resultado e, mais uma vez, trazendo resultados expressivos para a rede, sendo a única rede pública a ganhar três categorias oficiais. Com isto, agradeço a secretária de Educação, América Castro, a secretária executiva Luciana Dias e a todos da Sedec pela confiança e investimento no trabalho dos nossos meninos”, destacou o chefe da Divisão de Robótica e Cultura Maker da Secretaria Municipal de Educação, Kaio Vitor da Silva Cunha.