Vantagens e desvantagens dos carros novos, seminovos e usados

Vantagens e desvantagens dos carros novos, seminovos e usados

Setembro 30, 2021 0 Por admin

Quando há a necessidade de comprar um carro, sempre surgem dúvidas e questões difíceis de resolver, porque além do orçamento disponível para a compra, certamente há diferenças entre carros Fiat seminovos, novos e usados. Mas uma boa decisão sempre levará em consideração o modelo, o estado do veículo, as próprias necessidades e, é claro, o dinheiro que poderá ser investido.

Cada caso é um caso e cada pessoa tem os seus próprios gostos e necessidades, seja em relação à comida, à roupa, à esportes ou carros. Quanto a esse último item, tem gente que só compra carros 0 km porque possuem o dinheiro suficiente para esse investimento, como há pessoas que preferem os carros Fiat seminovos, pensando não só na marca que gostam, mas também na desvalorização, que em um seminovo é bem menor que em um carro novo. 

Independentemente de serem novos, seminovos ou usados, todos os veículos têm coisas a favor e outras nem tanto. Isso quer dizer que se para alguns os seminovos Fiat são a melhor opção, para outros só um modelo 0 km. 

No entanto, para tomar uma decisão, é necessário conhecer o que um carro tem de positivo e o que tem de negativo. Acontece que a compra de um veículo é sempre um investimento muito importante e, justamente por esse motivo, é necessário escolher com muita atenção e calma. Não é hora de ansiedade e pressa!

Um carro novo: vantagens e desvantagens

Assim que os pneus pisam a rua do lado de fora da concessionária, o carro já sofre uma importante depreciação e essa é a principal desvantagem da compra de um carro 0 km, porque você perde nessa hora parte do investimento feito, um dinheiro que não vai recuperar se for vender o veículo um ou dois anos depois.

Outras desvantagens da compra de um carro novo são:

  • Um defeito de fábrica que logicamente será resolvido pela concessionária sem prejuízo para o proprietário por estar dentro da garantia. No entanto, se saiu da fábrica com um defeito… ficará com uma cicatriz.
  • Os impostos são bem mais caros.
  • O seguro que você deverá fazer também é mais alto que o seguro de um carro seminovo ou usado.

Agora, as vantagens que a compra de um carro 0 km tem:

  • O comprador tem a possibilidade de escolher a sua cor preferida dentro dos modelos que a fábrica apresenta e pode escolher o modelo ideal para si.
  • Um veículo novo não sofreu acidente algum, motivo pelo qual não deve ter problemas com o sistema mecânico e elétrico. 
  • O comprador estará levando para casa um carro com uma garantia de fábrica que, por regra geral, é de dois anos.

Um carro seminovo: vantagens e desvantagens

Um veículo que é considerado seminovo, como os seminovos da Fiat, tem aproximadamente uns dois anos de uso e um único dono. É lógico que o preço desses veículos é menor que o de um carro novo, embora pode acontecer que um determinado carro seminovo possa custar igual por conta de alguns acessórios que foram colocados posteriormente e que o novo não tem.

A compra de carros Fiat seminovos tem as suas vantagens:

  • A depreciação é bem menor, pois a maior porcentagem já foi sentida –e sofrida!- pelo primeiro proprietário.
  • A concessionaria Fiat seminovos oferece garantia e, dependendo da promoção, pode ser bem melhor.
  • Um veículo seminovo não tem defeitos de fábrica. É importante lembrar que, como já tem uns dois anos de uso, se tivesse algum defeito, com certeza já foi resolvido anteriormente.

Desvantagens dos carros seminovos:

  • A garantia é menor que a de um veículo 0 km.
  • Não há a possibilidade de escolha de cor, a não ser que a concessionária tenha mais de um veículo igual e de outra cor. Nesse caso, haveria uma ou duas opções.
  • Pode ter sofrido um acidente, mas isso é facilmente comprovável levando um mecânico de confiança para fazer a verificação.

Definitivamente, a escolha vai depender sempre das necessidades do comprador, do uso que dará ao veículo e, obviamente, das possibilidades econômicas para a compra e para a posterior manutenção.