Agência Minas Gerais | Moody’s melhora avaliação do BDMG e altera perspectiva de estável para positiva
Setembro 27, 2023A agência Moody’s melhorou a avaliação de risco do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) saindo de estável para positiva no rating B2 na escala global. A decisão destacou o “desempenho consistente do banco nos últimos quatro anos, principalmente por reportar elevadas métricas de capital, além de crescente diversificação nas fontes de financiamento”.
Segundo avaliação da Moody’s, o BDMG tem buscado diversificar sua carteira de crédito, crescendo no financiamento a micro, pequenas e médias empresas, e na disponibilidade de crédito a municípios. Ressaltam-se os “altos níveis de garantia” nas operações, assim como o impacto positivo na rentabilidade do Banco por uma redução das despesas de provisão. A mudança da perspectiva para positiva “reflete o aumento da diversificação da estrutura de captação do BDMG, com acesso a fundos locais e internacionais, e uma melhoria no ambiente de negócios em Minas Gerais”.
Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, a decisão da agência divulgada na última sexta-feira (22/9) reafirma o trabalho do banco que, ano a ano, vem ampliando seus desembolsos e obtendo resultados positivos na oferta de crédito. “No primeiro semestre de 2023, alcançamos R$ 1,1 bilhão em desembolsos, valor 21% acima do alcançado no mesmo período de 2022. Da mesma forma que ampliamos nossa carteira de clientes, reforçamos nossa atuação consciente e alinhada à saúde financeira da instituição. O rating, agora, com perspectiva positiva indica isso”, afirmou.