Alunos da EJA vão ao teatro e se encantam com a nova experiência

Setembro 27, 2023 0 Por admin

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Uma aula diferente, fora da escola, repleta de arte, cultura e animação. Foi assim que 330 alunos das turmas noturnas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) definiram a atividade que realizaram no Teatro do Sesi, na noite de sexta-feira (22).

Estudantes de oito escolas da rede de ensino da Prefeitura, eles assistiram a peça GNU vs Terra, do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi São José dos Campos. O espetáculo aborda uma jornada intergaláctica em busca de um novo planeta para ser explorado.

Para muitos foi a primeira oportunidade de pisar em um teatro. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar acesso a espaços culturais, promovendo momentos de socialização, reflexão e discussão sobre diferentes saberes.

Os alunos são das escolas de ensino fundamental Mercedes Klein, Antônio Palma, Elizabete de Paula, Dom Pedro, Norma de Conti, Palmyra Sant’Anna, Áurea Cantinho e Ana Berling, localizadas em diferentes regiões da cidade, e foram ao teatro acompanhados por professores e orientadores da modalidade.

Reações

Para Marilda Aparecida da Silva, de 43 anos, os professores são ótimos e as aulas passam mais cultura, além de favorecer novas amizades. “A EJA proporcionou essa visita. Foi a primeira vez que entrei em um teatro. Me arrumei e vim muito animada com essa experiência. Só tenho a agradecer.”

Venina Aparecida de Oliveira Santos, Dejanete Vieira, Jaciane Maria Lins da Silva, Dusinádia Aparecida Brito e Emiliana de Ribeiro Santos foram juntas e se encontraram com as amigas para um “sextou” diferente. Animadas, elas registraram cada minuto em selfies e fotos com o grupo e professores.

Dejanete recordou os momentos anteriores. “Eu sempre passava de ônibus aqui em frente e pensava: ‘Nunca entrei, como será que é lá dentro?’ Hoje viemos com a escola e com as amigas. Vou conhecer o teatro. É um dia especial.”

“Esta aula é muito importante porque nunca viemos ao teatro”, afirmou Venina. “É uma experiência totalmente nova. Para mim, a EJA é tudo de bom. Agora já vou concluir o semestre, com apoio da minha família e feliz a cada coisa nova que aprendo.”


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania