O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta quarta-feira (11), que no prazo de 30 dias no máximo, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jesus Criança estará totalmente climatizada. Localizada no bairro Nova Esperança, na Regional Sul da Capital, a unidade é uma das contempladas com o Programa Climatizar é Humanizar. Implementado pela atual gestão no segundo semestre de 2018, o Programa tem como objetivo, climatizar 100% das salas de aulas das unidades educacionais da rede pública municipal.
O prefeito Emanuel Pinheiro visitou a unidade, acompanhado da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, técnicos da Coordenadoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação e lideranças comunitárias. “O objetivo principal da minha visita foi vistoriar a escola para avançar nas ações de melhorias, de reformas de infraestrutura, de ampliação da capacidade e da dignidade do ensino e da aprendizagem das unidades da rede pública de Cuiabá. Hoje a pauta é Climatizar é Humanizar. Quando assumi a Prefeitura de Cuiabá no meu primeiro mandato, aproximadamente 25% das unidades tinham ar condicionado. Esse calor insuportável prejudica não só a questão de dignidade e de conforto, mas o ensino aprendizagem das nossas crianças e a atuação dos nossos professores. Com o Programa Climatizar é Humanizar, hoje 85% das 170 unidades da rede pública já tem ar condicionado em todas as salas de aula”, salientou Emanuel Pinheiro.
De acordo com o gestor as poucas unidades que ainda não foram climatizadas dependem da ampliação de rede de distribuição, o que já vem sendo tratado junto a concessionária de energia.
“A Energisa já atuou nesta unidade e hoje quero dar essa grande notícia para os profissionais da educação, para as nossas crianças e para os pais. Com isso a gente segue avançando e, até o último dia da minha gestão não haverá uma unidade de educação que não tenha ar condicionado para dar dignidade, respeito e amor aos profissionais e as nossas crianças”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
A EMEB Jesus Criança atende 617 estudantes da Pré-Escola (I e II), Ensino Fundamental (1º ao 6º Ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).