Prefeitura de Cuiab | Ministro das Cidades recebe informaes tcnicas complementares do projeto de implantao do VLT Cuiabano; Tcnicos iro visitar a capital em fevereiro

Janeiro 18, 2024 0 Por admin

O ministro das Cidades, Jader Barbalho, recebeu na tarde desta quarta-feira (17) informações técnicas complementares do projeto funcional para sistemas de mobilidade urbana de implantação do VLT de Cuiabá das mãos do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro. A audiência contou com a participação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho).

O prefeito anunciou ainda que, no mês de fevereiro, membros da Secretaria Nacional da Infraestrutura de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades realizarão uma visita técnica a Cuiabá para conhecer as obras do modal VLT já realizadas na capital mato-grossense.

Entusiasta da modernidade e receptivo ao projeto já cadastrado no novo PAC do Governo Federal, Jader reafirmou o compromisso da gestão em potencializar o desenvolvimento dos municípios.

“Entregamos ao ministro as informações técnicas complementares para serem juntadas ao projeto em tramitação no Ministério das Cidades. Trata-se de um projeto de respeito à nossa amada capital mato-grossense. Tornar eficiente a prestação dos serviços de transporte coletivo através de uma rede integrada de transporte em regime de racionalidade operacional. O VLT evidencia condições objetivas de implantação, já temos um cenário estruturado para a retomada das obras, e o ministro conhece a história do VLT em Cuiabá e sabe da importância do projeto”, esclareceu o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O gestor comemorou ainda o dinamismo para a consolidação da implantação do VLT Cuiabano, anunciando que o ministro determinou à equipe técnica – coordenada pelo secretário nacional de Mobilidade Urbana, no Ministério das Cidades, Denis Andia, e por André Almeida Morais, diretor de infraestrutura – o agendamento de uma reunião para a próxima semana a fim de reforçar ainda mais celeridade ao projeto.

Ampliando o projeto inicial do modal (2012), a Prefeitura de Cuiabá, alicerçada por um amplo levantamento técnico, apresenta um projeto reestruturado onde o VLT possui 23.125 metros, três terminais de integração, uma estação de conexão e 32 estações de transbordo. Serão dois corredores estruturantes do Sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT): a linha 1 – Porto/CPA e a linha 2 – Centro/Distrito Industrial.

“A reestruturação do projeto do VLT de Cuiabá garante características mais humanas, acessíveis, modernas, ambientalmente sustentáveis, permanentes, de longo prazo e exequíveis. A Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado muito e delineou um projeto que garanta a acessibilidade, incorporando conceitos modernos e priorizando a sustentabilidade ambiental. A intenção é criar um projeto que não só atenda às demandas presentes. Falamos de futuro, do crescimento de uma cidade que vem sendo reestruturada e que mantém reconhecimento nacional em investimentos duradouros, a exemplo do saneamento básico que já atende a 88% da população”, defendeu o deputado federal.