Com nova sede em construção, GCM comemora 36 anos

Janeiro 31, 2024 0 Por admin

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com uma nova e moderna sede com obras avançadas, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos, referência no Estado de São Paulo por sua evolução tecnológica, eficiência e bons serviços prestados à população, comemorou nesta quarta (31) seus 36 anos de operações.

A história da corporação foi celebrada no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte da cidade, diante de um público de aproximadamente 200 convidados, entre lideranças políticas e das forças de segurança que compõem o programa São José Unida.

Comandantes e representantes das guardas de cidades como São Paulo, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Taubaté, Campos do Jordão, Cruzeiro, Jacareí e Lorena também participaram do evento.

Além das autoridades, moradores de várias regiões de São José dos Campos também participaram do evento, como a joseense Adriana Kondo.

“Moro no Floradas de São José [região sul] e acredito que a segurança pública na cidade vem melhorando a cada dia e a prefeitura está no caminho certo de investir na GCM”.

Modernidade. A nova sede da GCM. que deve ser entregue até junho /Foto: PMSJC

Nova sede

Durante o evento, os convidados puderam ver imagens das obras da nova sede da Guarda Civil Municipal, na Vila Industrial, na região leste. A obra deverá ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano e faz parte do Plano de Gestão 2021-2024.

No total, a área tem 2.855 metros quadrados, o que vai proporcionar melhor acomodação para a GCM, com academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise com uma minicentral do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), alojamentos e salas operacionais mais amplas que as atuais.

Com a mudança, a corporação terá mais uma inovação, que é um estande de tiro virtual no novo espaço.

História e reconhecimento

A GCM, que iniciou suas operações em 1988, conta atualmente com um efetivo de aproximadamente 340 homens e mulheres (160 deles contratados na atual gestão), que realizam rondas preventivas 24 horas por dia em todas as regiões da cidade, em operações de segurança, ordenamento urbano, coibindo vandalismo e perturbação do sossego.

Oriundo da primeira turma da GCM joseense, o comandante Carlos de Queiroz Alvarez disse que sente orgulho de fazer parte de uma corporação que evoluiu tanto ao longo de sua história.

“A GCM tem hoje um papel de protagonismo na cidade, por conta dos investimentos que a Prefeitura vem fazendo nos últimos anos e em breve. Teremos uma nova e moderna sede que vai nos oferecer ainda mais recursos para entregar mais resultados à população”, afirmou Queiroz.

“Conquistar esse respeito e reconhecimento das pessoas e das demais forças de segurança é fruto de muito trabalho ao longo dessa história que construímos”, completou o comandante da GCM.

Investimentos

Em 2023, a Prefeitura proporcionou investimentos significativos para a GCM com a renovação da frota de viaturas 100% elétricas e das motos, novos óculos inteligentes, novos armamentos e criação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e da Ronda Escolar com bicicletas elétricas e duas bases móveis.

Os profissionais ganharam no ano passado um novo plano de carreira, vinculando suas atribuições como força de segurança no combate à criminalidade, dentro do Sistema Único de Segurança Pública e também conforme prevê a Lei Federal 13.022/14.

O plano contempla evolução funcional com progressão automática anual para os GCMs, além das promoções verticais e da ampliação do adicional de risco de 35% para 55%.

“O trabalho que a GCM vem fazendo é excepcional, principalmente com a criação da Romu, aumentando a sensação de segurança da população”, disse o tenente-coronel Paulo Henrique Lourusso Cavalheiro, comandante do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão