Agência Minas Gerais | Invest Minas está entre as melhores empresas para se trabalhar no estado pelo segundo ano consecutivo

Fevereiro 1, 2024 0 Por admin

A Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas) recebeu pelo segundo ano seguido a certificação Great Place To Work (GPTW), uma das maiores e mais reconhecidas consultorias em gestão de pessoas do mundo. O selo é concedido para empresas que colocam as pessoas no centro de suas estratégias de negócios, propiciando um ambiente de trabalho agradável e produtivo. A certificação ocorre após um ano de excelentes resultados conquistados, entre eles o recorde no volume de investimentos atraídos para Minas Gerais (R$ 114,4 bilhões).

Invest Minas / Divulgação

A Invest Minas iniciou o processo para conquistar o selo GPTW em dezembro de 2022, quando realizou a 1ª pesquisa de clima organizacional, obtendo 87% de respondentes e um índice de satisfação acima de 76%, atingindo a meta para a 1ª certificação. Em 2023, a mesma pesquisa obteve 98,5% de respondentes, e um índice de satisfação de 75%, o que resultou na revalidação do certificado.

“O significado da renovação do selo GPTW extrapola o ambiente interno da agência. Primeiro, porque rompe um paradigma de que o serviço público é um ambiente hostil e ineficiente para se trabalhar. Segundo, pelo impacto do trabalho da Agência na vida da população mineira, na melhoria do ambiente de negócios em Minas Gerais, facilitando a atração de investimentos e a geração de empregos no nosso Estado. Prova disso são os resultados no primeiro ano com o selo”, afirma o diretor de Gestão e Novos Negócios, Gustavo Garcia Vieira de Almeida.

A advogada Rossana Lombardi faz parte dos quadros da Invest Minas desde 2014. A integrante do time do departamento jurídico considera que o GPTW é uma importante ferramenta para o ambiente organizacional. “O mais interessante não é o certificado em si, mas, sim, o momento de dar voz aos colaboradores. Podemos falar das nossas satisfações e insatisfações, do que está funcionando ou não, do que está dando certo ou o que deveria mudar. É muito importante para a vida de qualquer empresa ou instituição permitir aos colaboradores se manifestarem. É uma conversa entre os dois lados”, afirma.

Excelência e diversidade

Dois pontos chamaram mais a atenção positivamente na avaliação feita pelos integrantes da Invest Minas no questionário enviado pelo GPTW: a excelência (se, na visão dos nossos colaboradores, os nossos clientes classificam nossos serviços e/ou produtos como excelentes) e a diversidade (se, na visão dos colaboradores, todos da empresa são bem tratados independentemente de diferenças como cor, etnia, idade, gênero, orientação sexual, etc.).

“Certificações consecutivas e resultados extraordinários não somente revelam o compromisso da Invest Minas e do Governo de Minas, mas corroboram a importância do ativo humano. Talvez seja esse o segredo que muitas vezes ignoramos, tanto no setor público, como no privado. Por isso é que Minas Gerais não está apenas atraindo investimentos; está construindo um legado de sucesso e prosperidade, impulsionado por sua força de trabalho excepcional”, complementa Gustavo Garcia.

Criada ainda na década de 1980 nos Estados Unidos, pelo jornalista Robert Levering, a organização Great Place To Work avalia milhares de empresas em 97 países, impactando cerca de 12 milhões de funcionários ao redor do planeta. O Instituto GPTW também é o responsável por fazer o ranking anual das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e no mundo.