Mais de 80 mil alunos voltam às aulas em São José

Fevereiro 6, 2024 0 Por admin

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A rede de ensino da Prefeitura de São José dos Campos inicia um novo ano letivo a partir desta terça-feira (6), quando recebe os 80 mil alunos nas 180 escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Professores, gestores e toda equipe pedagógica retornaram para as escolas nesta segunda-feira (5) para planejar o início das aulas. 

As escolas municipais irão acolher os estudantes e professores com materiais escolares, merenda, ambientes coletivos para projetos pedagógicos e, a partir da segunda quinzena de fevereiro, com as atividades extracurriculares da Educação Integral.

+Educação no Trânsito e Segurança

Os agentes de mobilidade do Educamob, que é o núcleo que trabalha com a Educação no Trânsito, farão ações de conscientização sobre o comportamento adequado no trânsito, garantindo mais segurança aos estudantes no retorno às atividades do ano letivo e também aos moradores do entorno das escolas, destacando temas como embarque e desembarque na porta das escolas, respeito à vaga preferencial para deficientes e transporte escolar, travessia segura, entre outros. 

A equipe operacional de Agentes de Mobilidade, bem como a equipe que atua no monitoramento das câmeras no CSI (Centro de Segurança e Inteligência), também estará empenhada no trânsito do entorno das escolas, de todas as regiões da cidade, para auxiliar na fluidez das vias.

As escolas públicas municipais de São José dos Campos são protegidas diariamente pelos homens e mulheres da Guarda Civil Municipal, por meio do Programa de Ronda Escolar, que é desenvolvido de forma pioneira e integrada pelas secretarias de Educação e Cidadania e Proteção ao Cidadão.

As rondas diárias, nos horários de entrada e saída dos alunos, serão retomadas neste ano letivo, além de visitas periódicas às escolas para alinhamento de informações com as equipes gestoras.

Anota aí

  • Início do ano letivo 2024: 6 de fevereiro (terça-feira).
  • Ao todo, são 80 mil estudantes matriculados na rede municipal. 
  • Educação Infantil:  integral das 7hs às 17hs / parcial das 7hs às 12hs e das 13hs às 18hs.
  • Ensino Fundamental: das 7h às 12h15 e das 12h30 às 17h30.
  • A Prefeitura possui 180 escolas, sendo: 112 da Educação Infantil (0 a 5 anos) e 68 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano e o Ceja).

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania