Procon-JP e Setur já distribuíram mais de cinco mil Guias do Consumidor Turista em quase um ano do lançamento
Março 2, 2024A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e de Turismo (Setur), já distribuiu mais de cinco mil exemplares do Guia do Consumidor Turista, desde o lançamento ocorrido em março do ano passado. A cartilha, criada para estreitar a relação com os visitantes da Capital paraibana, traz alertas e dicas sobre a legislação consumista para prevenir os conflitos na relação do consumo e, segundo as duas Pastas, tem se tornado uma ferramenta fundamental para as boas-vindas ao turista de qualquer parte do mundo.
De acordo com o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, a entrega sempre ocorre quando há fiscalização em locais de grande afluência de turistas, a exemplo da Operação Verão, fiscalização realizada de forma conjunta com várias secretarias da PMJP no final de dezembro do ano passado, e nos meses de janeiro e fevereiro de 2024 nos bares, restaurantes e similares da orla da Capital.
“Além do Procon-JP, a Secretaria Municipal de Turismo também faz a distribuição dos guias sempre que tem alguma ação de prevenção para o bem-estar dos turistas. Trata-se de uma ferramenta muito importante para os nossos visitantes porque auxilia na prevenção dos conflitos na relação do consumo, já que traz alertas e dicas sobre a legislação”, destacou.
Ele ressaltou ainda que o serviço mostra a preocupação da gestão de Cícero Lucena para com o crescimento turístico de João Pessoa, “numa clara demonstração de que a Prefeitura não só prepara a cidade para receber os visitantes, como também cuida e orienta sobre seus direitos durante a estadia na Capital”.
Para Vinicius Brito, chefe de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turista da Secretaria Municipal de Turismo, a cartilha reforçou o serviço prestado pelo Município ao turista porque traz informações que somam no apoio aos visitantes em relação aos seus direitos e papel na cidade.
“A ideia do Município é que o turista ao chegar aqui sinta segurança na contratação dos profissionais e prestadores de serviços turísticos, que saiba que vai ter àquela segurança jurídica que o Código do Consumidor já garante na cidade de origem dele e que aqui vai poder verificar situações e ver se está tendo seu direito de consumidor violado”, pontuou.
Conforme explicou, a Setur disponibiliza o Guia em cinco unidades de atendimento ao turista distribuídos em pontos estratégicos da cidade, abrangendo do Varadouro à praia. “Vale lembrar que há uma preocupação constante do prefeito para com o turismo da Capital, pois foi essa gestão que reabriu o Centro de Atendimento ao Turista , que estava fechado, e expandiu o serviço para mais cinco unidades contemplando as áreas de interesse turístico de João Pessoa, tanto no regional quanto de outros Estados”, salientou.
Sobre a Cartilha: O Guia traz as informações básicas sobre os direitos do consumidor turista nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Nele, os turistas encontram dicas importantes sobre transporte aéreo e terrestre, taxas de serviço em bares e restaurantes e requisitos para adquirir gratuidade ou descontos em passagens intermunicipais no Estado, entre outros. A cartilha também pode ser acessada via internet, através do link www.proconjp.pb.gov.br
Serviço: Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Secretaria de Turismo (Setur-JP) da Prefeitura de João Pessoa, funciona o ano inteiro com informações sobre hospedagem e opções de lazer, entre outros serviços.
CATs – Dias e horários de funcionamento:
- Centro Cultural São Francisco
- Terça-feira a sábado das 9h às 16h
- Domingos, das 9h às 15h;
- Bosque dos Sonhos
- Todos os dias das 9h às 17h;
- Tambaú
- Segunda a sexta-feira das 9h às 21h
- Sábado/domingo/feriado das 9h às 19h;
- Mercado de Artesanato Paraibano (MAP)
- Domingo a domingo das 9h às 18h;
- Unidades volantes
- Centro Histórico e no Busto de Tamandaré
- Parque Arruda Câmara
Mais informações: (83) – 98160-8403 / links nas redes sociais @visite.joaopessoa e no site da Prefeitura
Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, n° 473, Tambiá;
Orientação e dúvidas: 0800 083 2015;
Procon-JP na sua mão: (83) 9 8665-0179;
WhatsApp transporte público: (83) 9 8873-9976.